quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Flaneur na Arquitetura

O termo flâneur vem do francês substantivo masculino flâneur , que tem o significado básico de "carrinho", "vadio", "saunterer", "vagabundo", que por sua vez vem do verbo francês flaner , que significa "para passear". Charles Baudelaire desenvolveu um significado derivado do flâneur -a de "uma pessoa que caminha pela cidade, a fim de experimentá-la". Por causa do uso do termo e teorização por Baudelaire e muitos pensadores nos domínios económico, cultural, literário e histórico, a idéia do flâneur acumulou significado importante como referência para a compreensão de fenômenos urbanos e modernidade.




O conceito de flâneur também se tornou significativa na arquitetura e planejamento urbano que descreve aqueles que estão de forma indireta e involuntariamente afetados por um projeto particular que a experiência apenas de passagem. Walter Benjamin adotou o conceito do observador urbana, tanto como uma ferramenta analítica e como um estilo de vida . De sua marxista ponto de vista, Benjamin descreve o flâneur como um produto da vida moderna ea revolução industrial sem precedentes, um paralelo com o advento do turismo . Sua flâneur é um uninvolved mas altamente perceptivo burguêsdiletante . Benjamin tornou-se seu próprio exemplo privilegiada, fazendo observações sociais e estéticas durante longas caminhadas pelas ruas de Paris.Até mesmo o título de seu inacabado projeto Arcades vem de sua afeição por ruas comerciais cobertos. Em 1917, o escritor suíço Robert Walser publicou um conto chamado "Der Spaziergang", ou "Walk", um resultado verdadeiro da literatura flâneur.



"A multidão estava o véu por trás do qual a cidade conhecida como fantasmagoria acenou para o flâneur . Nele, a cidade era agora paisagem, agora um quarto. E ambos foram para a construção da loja de departamento, que fez uso de flânerie si, a fim de vender produtos. A loja de departamentos foi o flâneur do golpe final. Como flâneurs , a intelligentsia entrou no lugar de mercado. Como eles pensavam, a observá-lo - mas na realidade já era para encontrar um comprador. Neste estágio intermediário [...] tomaram a forma de bohème. Para a incerteza de sua posição econômica correspondeu a incerteza de sua função política. (Walter Benjamin (1935), «Paris: capital do século XIX», in Charles Baudelaire: um poeta lírico na era do alto capitalismo )"

No contexto da moderna arquitetura e urbanismo, design para flâneurs é uma maneira de abordar as questões dos aspectos psicológicos do ambiente construído. Arquiteto Jon Jerde , por exemplo, projetou sua Horton Plaza e Universal CityWalk projetos em torno da idéia de proporcionar surpresas, distrações e seqüências de eventos para os peões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário